top of page

Dia Mundial do Sono - 17 de março

Desde 2008, o dia 17 de março é considerado o Dia Mundial do Sono. A data foi criada pela World Sleep Society, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a importância do sono para a saúde e a qualidade de vida.


Dia Mundial do Sono


O estudo do sono é importante porque o sono é uma necessidade fisiológica fundamental para o corpo humano e está associado a muitos aspectos da saúde física e mental. Por exemplo, o sono é crucial para a recuperação do corpo, a consolidação da memória e a regulação do humor. Distúrbios do sono, como insônia, apneia do sono e narcolepsia, podem ter um impacto significativo na qualidade de vida, bem como aumentar o risco de doenças cardiovasculares, comprometer a memória e a atenção e aumentar o risco de acidentes.


Passamos 1/3 de nossas vidas dormindo e a maior parte do conhecimento científico que temos sobre o corpo humano é baseado em estudos realizados durante a vigília. Durante o sono, o corpo realiza uma série de funções essenciais, como a produção de hormônios que regulam o apetite e o metabolismo, a reparação dos tecidos danificados e a regulação do sistema imunológico. Portanto, é fundamental entender como o sono funciona e como podemos melhorar a qualidade do sono para garantir uma vida saudável e produtiva.


Atualmente, a Medicina do Sono é uma área de estudo interdisciplinar que envolve especialistas em diversas áreas, como otorrinolaringologia, neurologia, pneumologia, psiquiatria, cardiologia, fonoaudiologia, psicologia e odontologia, entre outras.

Esses profissionais trabalham juntos para fornecer um tratamento eficaz e abrangente para os distúrbios do sono, ajudando as pessoas a obterem um sono saudável e restaurador.


E seu sono, como anda? Já prestou atenção se você está dando ao seu corpo o sono que ele merece?

27 visualizações0 comentário
bottom of page